Em 10 de abril de 2014, a Assembleia Geral da ONU aprovou Resolução sobre “Melhorar a segurança rodoviária global”. A Resolução foi patrocinada pelo Governo da Federação Russa e co-patrocinado por dezenas de outros países. Entre as principais decisões, a resolução saúda o oferecimento do Governo do Brasil para sediar a 2ª Conferência de Alto Nível em Segurança no Trânsito em 2015, incentiva a inclusão da segurança no trânsito na agenda de desenvolvimento pós-2015, OMS convida a continuar a acompanhar os progressos na Década de Ação e solicita a organização da 3ª Semana Global da Segurança Rodoviária de 2015.
A Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária, ocorrerá nos dias 18 e 19 novembro de 2015, em Brasília, Brasil. A Conferência está sendo organizada, de forma conjunta, pelo Governo brasileiro e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Conferência terá nível ministerial, com o objetivo de revisar o progresso da implementação do Plano Global para a Década de Ação para a Segurança Viária 2011-2020 e abordará temas como saúde, transporte, educação, infraestrutura, segurança e questões de aplicação da legislação de trânsito, com vistas a acelerar reformas legislativas; revisão dos objetivos e indicadores globais e nacionais; criação de mecanismos de financiamento inovadores; e discussão da segurança viária no contexto da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. As discussões sobre a forma de enfrentar os desafios da segurança viária em todo o mundo resultarão em declaração intergovernamental, a ser submetida às Nações Unidas.
Além de delegações nacionais de ministros e representantes das áreas de transporte, saúde, educação, infraestrutura, legislação e outros setores, a Conferência mobilizará as Nações Unidas e outras organizações intergovernamentais, pesquisadores, sociedade civil e setor privado, a fim de reforçar os seus compromissos em torno de prioridades políticas nessa área.
Fonte: DENATRAN