O Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, participou do “MS em Ação”, realizada na Aldeia Porto Lindo, no município de Japorã – MS. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sejusp-MS e da Secretaria de Estado de Cidadania, SEC, visa facilitar o acesso a serviços gratuitos, contribuindo para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida dos povos originários.
Durante o evento, o CETRAN/MS contou com a parceria do CEMATRAN, na ocasião representado pela 3º Sgt Luciene de Fátima Oliveira Castro, que é instrutora e arte-educadora do projeto, foram desenvolvidas atividades voltadas para a educação no trânsito, com foco nas crianças indígenas da aldeia. Por meio de dinâmicas lúdicas, jogos e brincadeiras educativas, a equipe do Conselho ensinou de forma leve e divertida regras básicas de circulação, sinalização e comportamento seguro nas vias. Na ocasião compareceu ao projeto o diretor do CEMATRAN, Ten. Cel. Wilmar Fernandes.
“A ação buscou formar uma consciência coletiva sobre o trânsito desde a infância, respeitando a cultura local e promovendo o aprendizado de forma inclusiva e acessível. As crianças participaram ativamente das atividades, demonstrando interesse e curiosidade sobre o tema”, informou o Vice-presidente do CETRAN/MS, Cel. Wagner Ferreira da Silva, que também é coordenador do projeto “MS em Ação”.
“Acreditamos que a educação é o caminho para transformar o trânsito em um espaço mais seguro para todos. Trabalhar isso desde cedo, respeitando os saberes e a cultura das comunidades indígenas, é fundamental para construir um futuro com mais consciência e responsabilidade”, afirmou a presidente do CETRAN/MS, Regina Maria Duarte.
A participação no projeto reforça o compromisso do CETRAN/MS com a promoção de um trânsito mais humano, seguro e acessível a todas as populações, contribuindo diretamente para o bem-estar e a cidadania das comunidades sul-mato-grossenses.
Desacelere, seu bem maior é a VIDA.
Gabriel F. B. de Lima, Assessoria de Comunicação CETRAN/MS
Fotos: Arquivo