Com o objetivo de combater a violência de gênero e fortalecer a rede de apoio às mulheres, a “Ação Cidadania #TodosPorElas – Pelo Fim do Feminicídio” movimentou o Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande, no último sábado (19). Reconhecida como a maior ação de cidadania já realizada em Mato Grosso do Sul, a iniciativa ofereceu aproximadamente 300 serviços gratuitos e alcançou a marca de 11.652 atendimentos ao longo do dia.
Realizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Fiems e diversas instituições públicas e privadas, a mobilização reuniu serviços nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer. Desde cedo, os moradores da região já aguardavam na entrada do parque, formando filas para garantir o acesso aos atendimentos oferecidos ao longo do evento.
O Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – CETRAN/MS, marcou presença na ação, como parte da programação, o conselheiro Renan da Cunha Soares Junior, psicólogo e membro do CETRAN/MS, conduziu uma roda de conversa sobre comportamento, saúde mental e enfrentamento da violência de gênero, contribuindo para o diálogo e a conscientização sobre o tema.
Além disso, a equipe do CETRAN/MS promoveu atividades lúdicas voltadas ao público infantil, com o apoio do CEMATRAN, utilizando brincadeiras para ensinar, de forma leve e educativa, as principais regras de trânsito e noções de cidadania, reforçando a importância da educação desde a infância.
A participação do CETRAN/MS reafirma seu compromisso com a promoção de um trânsito mais seguro, humano e inclusivo, e com a construção de uma sociedade mais justa e livre de violência.
Desacelere, seu bem maior é a VIDA.
Gabriel F. B. de Lima, Assessoria de Comunicação CETRAN/MS
Fotos: Arquivo