O evento contou com workshops, painéis e debates com o objetivo de promover ações e ideias em prol de um trânsito mais seguro.
A presidente do Cetran-MS, Regina Maria Duarte, participou juntamente com outros três conselheiros e a secretária, do 1º Seminário Internacional de Segurança do Trânsito, realizado entre 21 e 23 de outubro, em Brasília. O encontro, que é organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foi realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).
A programação foi integrada e multidisciplinar e contou com workshops, painéis e debates com o de objetivo promover ações e ideias, inclusive do exterior, em prol de um trânsito mais seguro.
Para Regina Maria Duarte, o evento é uma oportunidade de troca de conhecimento e para apresentar as boas ações de Mato Grosso do Sul que podem ser exemplos para outras cidades.
“Mato Grosso do Sul tem um compromisso muito grande com a segurança viária. Com todas as ações nós já reduzimos mais de 40% os sinistros de trânsito em todo o estado. Agora estamos focados em trabalhar na segurança das vias urbanas e rodovias nos municípios da Rota Bioceânica. Estamos trabalhando tanto do lado do Brasil quanto em cidades do Paraguai, pois elas estão recebendo um número muito grande de caminhões e grandes maquinários”, afirma.
Ela falou na abertura do seminário representando o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (FOCOTRAN), Frederico Pierotti Arantes.
Já o conselheiro e tenente coronel PM, Marcelo Cansanção Silveira, enfatiza que o seminário foi um evento significativo, destacando a importância crucial da segurança viária.
“Foram discutidos temas essenciais, incluindo o impacto vital da segurança no trânsito na sociedade. O programa Visão Zero foi apresentado como um modelo exemplar, delineando estratégias para reduzir acidentes e melhorar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Além disso, foram apresentados diversos projetos inovadores focados na segurança no trânsito, destacando iniciativas tecnológicas e de engenharia para criar ambientes viários mais seguros. A educação para o trânsito também foi um ponto central, enfatizando a necessidade de conscientização e treinamento para todos os usuários das vias”, comenta.
Ele também ressaltou que o seminário proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas internacionais, resultando em discussões profundas e colaborações promissoras.
Alandnir Cabral da Rocha também compareceu no encontro e destacou que “além da possibilidade de trocar experiências e informações com outros participantes, atores de trânsito em seus estados, foi a oportunidade de conhecer as experiências exitosas de outros países na segurança viária e redução de sinistralidade no trânsito, por meio das palestras e workshop com palestrantes internacionais renomados e com grande experiência”.
Ele ficou muito feliz em ter participado e tem certeza de que vai levar os conhecimentos adquiridos para sua atuação profissional.
Dentre alguns dos temas debatidos foi a necessidade de reduzir mortes no trânsito, consolidar ações previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões (Pnatrans), ter o controle de velocidade como redução de acidentes e melhorar a acessibilidade e inclusão. O encontro reuniu especialistas do Brasil, Colômbia e Equador.