CETRAN participa em São Paulo de Fórum para discutir ações de segurança de trânsito

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 11, 2015 as 09:56 | Voltar

IMG-20151111-WA0003-01A Presidente do CETRAN, Regina Maria Duarte, participa do Fórum Via Futuro - Segurança no Trânsito que acontece hoje (11) em São Paulo e segue até amanhã (12) conforme programação abaixo. A Cerimônia de abertura contará com a presença do Ministro das Cidades, Sr. Gilberto Kassab, representantes do DENATRAN e demais autoridades do Governo Federal.

O Evento tem com objetivo aprofundar o debate sobre o que já foi feito e o que ainda pode ser implementado pelos diversos agentes envolvidos no tema para viabilizar ações que aumentem a segurança e reduzam o número de vítimas em acidentes de trânsito.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA DE ATIVIDADES
Quarta-feira, 11 de novembro de 2015

8:30 – 9:00 Recepção e credenciamento dos participantes
9:00 – 10:00 ABERTURA DO EVENTO - Palavras do Ministro das Cidades e Autoridades

Participantes à mesa:
- Ministro das Cidades
- Governador do Estado de São Paulo
- Prefeito da Cidade de São Paulo-SP
- Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e Presidente do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)
- Vice Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e Vice Presidente do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)
- Emerson Fittipaldi, Bicampeão Mundial de Fórmula 1
- Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO)
- Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA)
- Diretor da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG) e Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg)
- Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)

10:00 – 10:30 COFFEE BREAK
10:30 – 11:30 PAINEL I: A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO VEICULAR NA SEGURANÇA DO TRÂNSITO

Mediador: Harley Bueno, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
Palestrantes:
1) Experiência Nacional em Inspeção – Gabriel Branco, criador do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) e consultor na implantação de inspeção veicular em São Paulo.
2) Evolução dos Equipamentos de Inspeção Veicular - Stefan Velkoski, Beissbarth (Alemanha), responsável pela Inspeção Veicular Global.
3) Certificação de Equipamentos - Guilherme Andrade Campos Pedrosa, Coordenador Geral de Acreditação Substituto do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
4) Impacto Econômico da Inspeção Veicular no Brasil – Professor Doutor Ademyr Gonçalves de Oliveira, Engenheiro Mecânico da Universidade Federal de Goiás.
5) Cenário Atual das Inspeções Veiculares no Brasil – Engenheira Juliana Lopes Nunes, Coordenadora da área veicular do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

11:30 – 12:00 PAINEL I: DEBATE
12:00 – 14:00 INTERVALO PARA O ALMOÇO
14:00 – 15:00 PAINEL II: SEGURANÇA VEICULAR: PENSANDO O FUTURO

Mediador: Alberto Angerami, Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e Presidente do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Palestrantes:
1) As Melhorias Tecnológicas da Indústria na Segurança de Veículos
– Antonio Carlos Botelho Megale, 1º Vice-Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).
2) Itens de Segurança na Fabricação de Motocicletas – Marcos Zaven Fermanian, Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO).
3) ESC (Controle de Estabilidade) – Carlo Gibran, Coordenador da Comissão Técnica de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
4) Impacto Lateral - Engenheiro Fábio L. Viviane, especialista de monitoração de processos e testes de segurança automotiva.
5) O Seguro DPVAT – Uma Conquista Brasileira – Carlos André Guerra Barreiros, Diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder-DPVAT.
6) Legislação de Segurança Veicular e Harmonização dos Regulamentos Internacionais – Engenheiro Daniel Mariz Tavares, Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

15:00 – 15:30 PAINEL II: DEBATE
15:30 – 16:00 COFFEE BREAK
16:00 – 17:00 PAINEL III: COMO MELHORAR O TREINAMENTO E A FORMAÇÃO DE CONDUTORES DE VEÍCULOS

Mediador: Ailton Brasiliense, Assessor Técnico do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Palestrantes:
1) Que Tipo de Condutores Desejamos para o Brasil? – Daniel Annenberg, Diretor Presidente do Departamento de Trânsito de São Paulo (DETRAN/SP).
2) Formação do Condutor - Magnelson Carlos de Souza, Vice- Presidente do Sindicato das Auto Escolas de São Paulo.
3) O Simulador como Ferramenta Pedagógica na Formação de Condutores - Roberta Torres, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
4) A Importância Do Simulador Duas Rodas – Engenheiro Manuel Steidle, Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO).
5) Proposta para a Melhoria na Formação de Condutores - Daniel Cândido, Coordenador de Educação e Formação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

17:00 – 17:30 PAINEL III: DEBATE
17:30 ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES

IMG-20151111-WA0007

2º DIA DE ATIVIDADES
Quinta-feira, 12 de novembro de 2015

8:30 – 9:30 PAINEL IV: A ENGENHARIA DE TRÁFEGO E SINALIZAÇÃO NA SEGURANÇA
VIÁRIA

Mediador: Atílio André Pereira, Secretário Municipal e Transporte e Trânsito de Guarulhos e Presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Palestrantes:
1) Segurança Viária – Philip Anthony Gold, especialista em segurança viária e consultor do IRAP (International Road Assessment Programme) no Brasil.
2) Software de Mapeamento das Rodovias - Sophie Hottat, Bélgica.

3) Sinalização Horizontal Antiderrapante – Professor Hélio Antônio
Moreira, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Mauá de Tecnologia.
4) A Solução Definitiva para a Fiscalização de Velocidade Média - Newman José Divino M. da Silva, Associação Brasileira de Empresas do Setor de Trânsito (ABETRANS).
5) A Importância da Municipalização do Trânsito – José Renato Guimarães, Coordenador de Engenharia do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

9:30 – 10:00 PAINEL IV: DEBATE
10:00 – 10:30 COFFEE BREAK
10:30 – 11:30 PAINEL V: OS FUTUROS DESAFIOS PARA A REDUÇÃO DO NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Mediador: Ronaldo Camargo, Vice Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e Vice Presidente do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Palestrantes:
1) Projeto Vida no Trânsito e Rede de Atenção às Urgências – Cheila Marina de Lima, Consultora Técnica da área de Vigilância de Acidentes e Violência do Ministério da Saúde.
2) A Rotina da Fiscalização nos Meios Urbanos para Diminuição do Índice de Acidentes – Ten. Cel. Marcelo José Rabello Vianna, Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
3) Campanhas Educativas: A importância de campanhas para o trânsito de forma continuada – Luiz Eduardo Soutello, Sócio Diretor da TAOcriativo e da Prosperidade Filmes.
4) A Alteração na Legislação de Trânsito e a Fiscalização para Redução do Número de Acidentes - Stênio Pires, Chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal do Ministério da Justiça.
5) A idade e a Correlação com os Acidentes de Trânsito – Neival Rodrigues Freitas e Paulo Cesar Kurpan Nogueira, Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG) e Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).
6) Carros Autônomos para uma Mobilidade Sustentável – Jorge Mussi, Diretor de Pós Vendas e Relações Governamentais para a Volvo Car Brasil.

11:30 – 12:00 PAINEL V: DEBATE
12:00 – 14:00 INTERVALO PARA O ALMOÇO
14:00 – 15:00 PAINEL VI: A MOBILIDADE E A SEGURANÇA DOS PEDESTRES E CICLISTAS

Mediador: Dario Lopes, Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Palestrantes:
1) A Experiência na Cidade de São Paulo na Proteção de Pedestres – Marcelo Branco, Ex-Secretário Municipal de Transporte de São Paulo e Ex-Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP).
2) Projeto Ciclovias e O uso da bicicleta como Meio de Transporte e Lazer - Eveline Prado Trevisan, Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
3) Faixa de Pedestre: Exemplo de Brasília - Jayme Amorim de Sousa, Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN/DF).
4) A Educação de Pedestres e Ciclistas – José Aurélio Ramalho, Diretor-Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.
5) As Políticas Públicas da Europa na Segurança dos Pedestres – Miguel Cañellas Vicens, Espanha.
6) Bike Itaú - Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.

15:00 – 15:30 PAINEL VI: DEBATE
15:30 – 16:00 COFFEE BREAK
16:00 – 17:00 PAINEL VII: AS TECNOLOGIAS PARA IDENTIFICAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E SEGURANÇA VEICULAR

Mediador: Marcos Elias Traad da Silva, Presidente da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) e Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR).

Palestrantes:
1) Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) - Antoniony Lopes, Coordenador de Informatização do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
2) Identificação Eletrônica de Veículos – Professor Eduardo Mario Dias e Professor Vidal Zapparoli, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
3) A Implementação do SINIAV no Município de São Paulo – Roberto Vitorino dos Santos, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP) e Diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).
4) Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) Aplicado ao Controle de Cargas - João Paulo de Souza, gerente de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Ministério dos Transportes.
5) Modelo Técnico para a Implantação do Sistema no Brasil – Gustavo Rodrigues Silveira, Analista de Sistemas do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

17:00 – 17:30 PAINEL VII – DEBATE
17:30 ENCERRAMENTO DO EVENTO

Fonte: CETRAN/MS

Publicado por: rmduarte

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.