O Focotran (Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito) promove nestas quarta e quinta, dias 16 e 17 de março, em São Paulo, o II Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito. Junto com o evento, é realizado também o Encontro Nacional das Escolas de Trânsito.
O Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – CETRAN/MS esta presente no evento compondo a mesa. A Presidente do CETRAN, Regina Maria Duarte, debaterá a proposta de revisão das Resoluções 182/2005 e 404/2012 que dispõem sobre a possibilidade de padronização dos Procedimentos Administrativos.
Nestes dois dias, também, a Associação Nacional dos Detrans (AND) realiza o Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito, que reúne dirigentes e técnicos na discussão de alterações na legislação de trânsito, medidas conjuntas na área de educação e melhorias em sistemas de informação e prestação de serviços.
Um dos temas que deve movimentar o evento da AND é a exigência do exame toxicológico de direção para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E.
O Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav), a obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção e as atividades educativas programadas para o Maio Amarelo também serão abordados. Estão previstas ainda apresentações de iniciativas dos Estados, como o projeto Condutor do Amanhã, do Detran Pernambuco, por exemplo.
Estão previstas ainda, para o dia de hoje (17), apresentações técnicas sobre a questão dos ciclomotores, a atuação da atuação operacional de desmanches no Rio Grande do Sul e análise de projetos de lei, medidas provisórias e portarias federais com impacto no dia a dia dos Detrans.
Fonte: CETRAN como a colaboração da AND