Na manhã desta segunda-feira (27.02), ocorreu a abertura do Ciclo de Palestras Sobre Legislação de Trânsito e Procedimentos Recursais 2023 e Oficina Sobre Projetos de Educação para o Trânsito em Mato Grosso do Sul, realizado pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), órgão colegiado da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
O evento contou com a presença do vice-governador, José Carlos Barbosa, Barbosinha, que enalteceu as palestras e discussões sobre os temas da área de trânsito, que buscam um trânsito mais seguro para a população e faz parte dos enfoques do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, os desafios no trânsito são diversos e observou a relação com a segurança pública, saúde e educação.
Também estiveram presentes os representantes do sistema de trânsito dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, visando capacitar, orientar e atualizar os diversos envolvidos na temática sobre a legislação de trânsito, o novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, além de dar conhecimento às ações, programas e projetos do Cetran. Com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro- Lei 9.503/97 e a aprovação do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, se faz necessário atualizar profissionais dos órgãos executivos de trânsito para que atuem de forma correta e transparente.
Durante o evento, foi realizado o lançamento do edital do Prêmio Cetran de Educação e Segurança no Trânsito, que tem como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”. O objetivo é motivar discussões e produções de trabalhos, elaboração e a aplicação de projetos, programas, atividades e produções que promovam um trânsito mais seguro no Estado de Mato Grosso do Sul.
O concurso visa premiar os trabalhos que promovam a compreensão e a sensibilidade dos cidadãos para uma mudança de comportamento, debater a importância da educação e da segurança no trânsito, destacando os valores que são essenciais à vida, à ética e à cidadania.
O Prêmio Cetran tem enfoque nos dispositivos legais que tratam da mobilidade no trânsito urbano ou rural, como pedestre, ciclista, veículo automotor e acessibilidade para todos, apresentando intervenções aplicadas sobre o respectivo assunto.