Na manhã da última terça-feira (8), foi realizada a solenidade de posse dos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – CETRAN/MS, com mandato estabelecido para o biênio 2025-2027. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp-MS, em Campo Grande, conforme o disposto no Decreto “P” nº 741, de 22 de maio de 2025, assinado pelo governador Eduardo Riedel.
Durante a cerimônia, a presidente do CETRAN/MS, Regina Maria Duarte, deu as boas-vindas aos conselheiros e destacou a relevância do apoio do Governo do Estado e do suporte institucional da Sejusp-MS como fatores estratégicos para o fortalecimento das ações do Conselho em âmbito nacional. “Levamos conosco o modelo e o exemplo do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui no Cetran de Mato Grosso do Sul, que tem contribuído significativamente para a melhoria de muitos conselhos por todo o Brasil. O Cetran não é apenas a presidência, mas também o colegiado, que me acompanha, e que colabora com sugestões valiosas. Somos o único Cetran do país que conta com uma escola de trânsito e desenvolve projetos concretos”, enfatizou a presidente.
Com atuação abrangente nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo as regiões de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, o CETRAN/MS tem desempenhado um papel essencial na articulação, orientação e apoio técnico aos entes municipais, com foco na implementação de políticas públicas voltadas à segurança viária, à educação para o trânsito e à regulamentação local. Como órgão recursal, julga vários de processos, atuando como instância final na esfera administrativa em relação às infrações de trânsito. O CETRAN/MS é, portanto, um órgão fundamental não apenas para a estrutura jurídica do trânsito e a garantia dos direitos dos motoristas, mas também para a organização e o aperfeiçoamento do trânsito em todo o território estadual.
Presente na solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ressaltou a atuação do Conselho como elemento-chave para que Mato Grosso do Sul se tornasse a primeira unidade federativa com 100% dos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT.
“Esse resultado é fruto do trabalho de todos os senhores, que levaram o sistema para dentro da Assomasul e ajudaram a desmistificar, junto aos prefeitos, a ideia equivocada de que era apenas para aplicar multas. Muito pelo contrário: o objetivo é reduzir os custos com saúde pública por meio da diminuição dos acidentes, melhorar a aparência das cidades com sinalização adequada e, principalmente, promover mais qualidade de vida para o cidadão. Tudo isso foi muito bem construído com o apoio e a atuação do Cetran”, afirmou o secretário.
Videira também reforçou a importância da ampliação das ações do Conselho, com atenção especial às vias rurais e às especificidades dos municípios, visando à construção de um sistema de trânsito mais seguro, inclusivo e alinhado ao desenvolvimento sustentável do Estado.
Presidência e Vice-Presidência:
Regina Maria Duarte – Presidente – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
Wagner Ferreira da Silva – Vice-presidente – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
Colegiado:
Tiago Macedo dos Santos – Conselheiro – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
Marcelo Cansanção Silveira – Conselheiro – Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS)
Elcio Almeida – Conselheiro – Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS)
Adilde Cesar Moreira – Conselheiro – Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL)
Alandnir Cabral da Rocha – Conselheiro – Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MS)
Rodrigo Giatti Sodré – Conselheiro – Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MS)
Roberson Carlos Teixeira Roncatti – Conselheiro – Campo Grande (capital do Estado), indicado pela prefeita
Cristhian de Jesus Lelis – Conselheiro – Dourados (município com maior população, exceto a capital), indicado pelo prefeito
José Aparecido de Moraes – Conselheiro – Três Lagoas (município com população inferior a 500 mil habitantes), indicado pelo prefeito
Jeferson de Pinho Braga – Conselheiro – Corumbá (município com população inferior a 500 mil habitantes), indicado pelo prefeito
Dráusio Jucá Pires – Conselheiro – Município com população de até 100 mil habitantes, indicado pela Assomasul
Elcio Paes da Silva – Conselheiro – Município com população de até 100 mil habitantes, indicado pela Assomasul
Aylton Batista Ribeiro – Conselheiro – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Mato Grosso do Sul (RODOSUL)
Claudia Graeff Cavol – Conselheira – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas e Logística de MS (SETLOG-MS)
Pollyana Ximenes Renovato – Conselheira – Sindicato dos Taxistas (SINTAXI)
Gilmar Ribeiro da Silva – Conselheiro – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de MS (SINDICARGAS-MS)
Luiz Carlos Duarte Magalhães – Conselheiro – Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito (CEMATRAN)
Wilmar Fernandes – Conselheiro – Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito (CEMATRAN)
Renan da Cunha Soares Junior – Conselheiro – Especialista em psicologia de tráfego, indicado pelo Conselho Regional de Psicologia de MS
João Paulo Pinheiro Bueno – Conselheiro – Integrante da Polícia Rodoviária Federal, indicado pela Superintendência da PRF em MS
Marcos Alves Chaves – Conselheiro – Especialista em medicina de tráfego, indicado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET)
Inês de Castro Pavon Barros – Conselheira – Representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMADESC), com conhecimento na área de trânsito
Thallyson Martins Pereira – Conselheiro – Indicado como notório saber na área de trânsito
Desacelere, seu bem maior é a VIDA.
Gabriel F. B. de Lima, Assessoria de Comunicação CETRAN/MS
Fotos: Arquivo