DENATRAN OFERECE CURSO EAD SOBRE INTEGRAÇÃO DE MUNICÍPIOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 25, 2017 as 08:19 | Voltar

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, oferece o Curso a Distância: “Integração de Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito – CIM”.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) é composto por órgãos da União, Estados, Municípios e Distrito Federal. No entanto, para os Municípios se integrarem ao SNT é necessário que sigam algumas etapas legais. Nesse sentido, o DENATRAN elaborou um curso com o objetivo de preparar os Municípios brasileiros para esse processo.

O curso é gratuito, no formato de autoinstrução e está disponível na Plataforma de Educação a Distância do Portal Capacidades do Ministério das Cidades.

O certificado do curso é concedido para quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% na média final das atividades propostas.

É preciso ser cadastrado no Portal Capacidades para realizar sua inscrição, confira as datas:

Período de inscrição: 13 de julho a 02 de agosto de 2017.

Realização do curso: 07 de agosto a 11 de setembro de 2017.

As inscrição podem ser realizadas através do link:

http://www.capacidades.gov.br/evento/704/curso-para-integracao-de-municipios-ao-sistema-nacional-de-transito---cim  

As vagas são limitadas e o curso é isento de qualquer taxa.

Objetivos:

O Curso para Integração de Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito tem o objetivo de preparar os Municípios ainda não integrados ao SNT para que possam assumir e exercer as competências relacionadas ao seu trânsito e que lhes são atribuídas por lei.

O curso objetiva dar suporte técnico àqueles diretamente envolvidos nesse processo, incluindo não apenas subsídios teóricos, mas também práticos.

Ao término do curso, os cursistas deverão ser capazes de entender os aspectos da municipalização do trânsito, ter acesso às ferramentas para realizar a integração e a implantação da gestão do trânsito.

Metodologia:

Trata-se de curso a distância autoinstrucional. Será disponibilizado por meio da plataforma Moodle no Portal Capacidades.

  • Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; textos complementares e  atividade de avaliação.
  • O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos.
  • A conclusão de cada uma das etapas exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.
  • Apresentação dos Formulários necessários à integração.
  • Bibliografia de apoio.
  • Questionários avaliativos para verificar o aprendizado dos conteúdos.
Tópicos:

Introdução: Por que integrar o município ao SNT?

Módulo 1 – Panorama da municipalização e legislação de trânsito

Módulo 2 – Como integrar o município

Módulo 3 – A estrutura organizacional do órgão ou entidade executivo municipal de trânsito

Material Complementar

Público-alvo:

Curso para Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito – CIM é voltado, principalmente, aos municípios não integrados ao SNT. Ademais, a gestores e técnicos dos municípios que visem atualizar seus conhecimentos na área de trânsito e aperfeiçoar as práticas dos municípios já integrados.

Fonte: DENATRAN

Publicado por: rmduarte

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.