No último dia 7 de março, foi realizado o 1° Simpósio sobre Empoderamento Feminino no Trânsito, no município de Anaurilândia/MS. O evento contou com a participação do Conselho Estadual de Trânsito e reuniu também o Gestor de Trânsito João Roberto de Melo e diversas autoridades do município, em sua maioria, público feminino, promovendo debates essenciais sobre a representatividade e a atuação das mulheres no trânsito. A presença expressiva de participantes reforça a relevância de iniciativas que visam à valorização do papel feminino nesse contexto, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro, respeitoso e igualitário.
Na ocasião, a Presidente do CETRAN/MS, Regina Maria Duarte, ministrou uma palestra sobre a importância do empoderamento feminino no trânsito. Durante sua apresentação, destacou os desafios já superados, a crescente participação das mulheres no setor e a relevância do seu papel na promoção de um trânsito mais seguro e humanizado. Além disso, abordou números positivos e iniciativas que reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à equidade de gênero na mobilidade urbana.
O simpósio contou com a presença da diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, que ressaltou a contribuição significativa da presença feminina no trânsito, evidenciada pela maior responsabilidade e prudência ao volante. Durante sua apresentação, foram apresentados dados estatísticos que comprovam a conduta exemplar das motoristas. Também foram enfatizadas as conquistas femininas alcançadas nos últimos anos, tanto no cumprimento das normas de circulação quanto na ocupação de espaços profissionais no setor de transportes.
O empoderamento feminino no trânsito representa uma importante conquista na busca pela equidade de gênero e pela valorização da presença e da atuação das mulheres em um espaço historicamente dominado pelos homens. Cada vez mais, as mulheres têm se destacado como motoristas habilidosas, profissionais do setor de transporte, como motoristas de ônibus, caminhoneiras e motoristas de aplicativos, além de se envolverem ativamente em iniciativas de educação e segurança viária. Esse protagonismo feminino contribui para a quebra de estereótipos e preconceitos, incentivando a construção de um trânsito mais respeitoso, seguro e igualitário. Ao ocupar esses espaços com competência e determinação, as mulheres reforçam a importância da representatividade e da diversidade, promovendo transformações sociais que beneficiam toda a comunidade.
“Desacelere, seu bem maior é a VIDA”.
Gabriel F. B. de Lima, Assessoria de Comunicação CETRAN/MS
Fotos: Arquivo