“Desacelere, seu bem maior é a vida” é o tema da Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, o Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN/MS mobiliza órgãos, instituições de ensino e sociedade civil para fortalecer a cultura da segurança viária.
Ao longo da semana, diversos municípios sul-mato-grossenses têm se engajado com ações educativas, palestras, blitz orientativas, atividades culturais e mobilizações comunitárias, que buscam envolver motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e estudantes na reflexão sobre atitudes responsáveis.
A presidente do CETRAN/MS, Regina Maria Duarte, reforça a importância da campanha para despertar a consciência coletiva:
“O trânsito precisa ser humanizado. Quando falamos em desacelerar, estamos chamando a atenção não apenas para a redução da velocidade, mas também para a mudança de postura e de comportamento. O nosso bem mais precioso é a vida, e cada decisão no trânsito pode salvar ou comprometer esse valor inestimável”, destacou.
As iniciativas incluem desde projetos escolares que estimulam crianças e jovens a se tornarem multiplicadores da educação para o trânsito, até campanhas locais de fiscalização e orientação, reforçando a mensagem central da Semana: a redução de sinistros passa pela consciência e pelo respeito às regras.
O CETRAN/MS reforça que a Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade para unir esforços entre poder público e sociedade, estimulando práticas que tornem as vias mais seguras e humanas.
Desacelere, seu bem maior é a VIDA.
Gabriel F. B. de Lima, Assessoria de Comunicação CETRAN/MS
Fotos: Arquivo.