Nos dias 22 e 23 de abril, a cidade de Nova Andradina foi palco de um evento de grande relevância para especialistas de trânsito de diversos municípios de Mato Grosso do Sul: o Workshop de Legislação, Educação de Trânsito e Procedimentos Recursais. Organizado pelo Cetran/MS com o intuito de aprofundar o conhecimento e discutir questões cruciais para a segurança viária.
Um dos pontos de destaque foi a abordagem sobre os desafios e soluções nas operações e fiscalização de motociclistas e motocicletas. Com o aumento do número de veículos de duas rodas nas vias, torna-se fundamental debater estratégias para garantir a segurança tanto dos condutores quanto dos pedestres.
“Tivemos oficinas teóricas e práticas. Um grande evento para levar a todos os municípios uma integração e sensibilização para mudança de comportamento. Falei sobre as legislações pertinentes aos motociclistas, as infrações que são ligadas diretamente à condução da motocicleta, equipamentos obrigatórios e a segurança”, explicou o conselheiro Luiz Carlos Duarte Magalhães.
Teve também debate sobre a atuação do Detran na educação de trânsito do Mato Grosso do Sul, a gestão do trânsito nas vias públicas, os procedimentos recursais e as últimas alterações na legislação e as mudanças decorrentes da Lei n. 14599, especialmente no que diz respeito à ampliação da competência do município e às novas diretrizes para o exame toxicológico.
Além disso, o workshop abordou temas inovadores, como o uso da Inteligência Artificial para ações de educação para o trânsito, onde ideias simples e práticas foram compartilhadas, visando aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos disponíveis para promover uma educação mais eficaz e acessível.
“Foram trabalhadas essas questões das competências da gestão, a responsabilização dos entes públicos pelos danos, execução e controle de legislação de trânsito, além da organização de vias, Plano Diretor do município e a Política Nacional de Trânsito. Contei sobre alguns julgamentos em que o município foi responsabilizado por acidentes em vias públicas e mostrei que a responsabilidade é de todos”, completa o conselheiro Marcelo Cansanção Silveira.
Outro enfoque importante foi a Aprendizagem de Trânsito por meio do lúdico, com ações para crianças e adolescentes.
“Estou muito feliz pelo sucesso do Workshop. Os participantes, sendo os gestores, educadores e profissionais de trânsito se aprimoraram em assuntos como a preservação de vidas e podem se tornar cada dia mais confiantes para enfrentar os desafios do trânsito. Foi muito importante para o nosso Estado. A nossa ideia é continuar fazendo mais eventos como este”, enfatiza a presidente do Cetran/MS, Regina Duarte.
O Workshop de Legislação, Educação de Trânsito e Procedimentos Recursais em Nova Andradina proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para o aprimoramento das políticas e ações voltadas para a segurança viária em todo o estado.